domingo, 31 de outubro de 2010

O Que É a Democracia?



Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.

Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
#

Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
#

Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
#

A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.
#

As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.
#

As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.
#

As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.
#

A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.
#

As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.
#

Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
#

As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.
Fonte:http://www.embaixadaamericana.org.br/democracia/what.htm
acesso em 31/10/2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

F. Gomes, Minha homenagem!

Tentaremos aprender a ouvir rádio sem sua voz F. Mais te garanto, que não será tão fácil. Aprendemos a admirar sua voz, sua coragem e dedicação. Almoçávamos todos juntos, eu minha familia e você. Mesmo sem sua presença a mesa, sempre estava conosco. Isso tem nos doido muito desde aquele triste dia em que calaram tua voz. Pela primeira vez, almoçamos lágrimas, com um nó de angustia no peito. Todos sem excessão buscam ouvir novamente sua voz, a voz da verdade, a voz da justiça. Derramaram teu sangue, calaram tua voz, mais não conseguiram arrancar o que você plantou. Pois está firme no mesmo lugar no coração do Rio Grande do Norte e principalmente do Seridó onde sua voz continua a ecoar justiça.


Ninguém pode me calar
“Chagas Sobrinho”

Ninguém pode calar minha voz
De cantar ninguém vai me impedir
Eu não posso deixar de louvar
De Jesus nunca vou desistir

Quando algum dia daqui eu partir
Mesmo assim a Jesus cantarei
Com os anjos e os serafins
Lá na glória continuarei.

O louvor alimenta minh’alma
E traz gozo ao meu coração
Quando canto o espírito se acalma
A paz prevalece e vence a tribulação.

REFRÃO
Não adianta querer, ninguém vai conseguir
De louvar ao meu Deus ninguém vai me impedir
Mesmo que Ele me mate uma coisa eu sei
Para sempre a Jesus cantarei.

De um lado está o inimigo
Fazendo de tudo para me calar
Fazendo suas propostas, para o meu Jesus eu abandonar
Mas sinto o Espirito Santo, falando direto ao meu coração:
Não temas eu estou contigo, não deixo o inimigo te lançar a mão.

Morre o radialista F. Gomes.



Cessou a voz, Calou. "QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA" É o mínimo que pode-se pedir pelo bem do povo do Seridó.
Adeus, meu amigo blogueiro corajoso!
Foto. Blog de Robson Pires