domingo, 8 de maio de 2011

MÃE... PALAVRA MÁGICA.

HOMENAGEM ESPECIAL PARA MINHA MÃE!

QUANTAS VEZES É PRONUNCIADO POR DIA EM CADA LAR!
PALAVRA PEQUENA, COM TÃO GRANDE SIGIFICADO! POR MAIOR QUE SEJA O PROBLEMA, É LOGO SOLUCIONADO QUANDO ESTE PEQUENO NOME É PRONUNCIADO.
MÃE... GUERREIRA, MÃE SOFRIDA, QUE SORRIR, QUE CHORA.

QUE VIVE A ESPERANÇA DE UMA NOVA AURORA. MÃE DE MUITOS, MÃE DE POUCOS, NÃO IMPORTA QUANTOS, É MÃE!

MÃE QUE PERDEU, MÃE QUE ENCONTROU, MÃE…

QUANTOS ESPINHOS NA CAMINHADA, SER MÃE É MAIS QUE UM PARTO.SER MÃE É PARIR TODOS OS DIAS, POIS A DOR SEMPRE VOLTA NA HORA DA AGONIA. QUANDO SENTE QUE O PERIGO SE APROXIMA AS CONTRAÇÕES SEMPRE VOLTAM! A DOR DE PARIR SÓ PASSA QUANDO SENTE QUE SEU FILHO ESTA EM SEGURANÇA.

MÃE É MÃE, NÃO IMPORTA DE QUEM, SÓ MUDA O ENDEREÇO E A MANEIRA DE VIVER! O PAPEL DE MÃE É O MESMO EM QUALQUER LUGAR. SER MÃE É UM PRIVILÉGIO, É UMA HONRA POR TER O PODER DADO POR DEUS DE GERAR E DAR A VIDA. A ELA FOI DADO ESTA FUNÇÃO, POR SER CAPAZ DE ENCONTRAR SAIDA PARA QUALQUER SITUAÇÃO, NÃO IMPORTA O QUANTO TEM QUE CHORAR, SRRIR OU SOFRER ELA SE FORTALECE A CADA AMANHECER E SEMPRE VENCE, TAMBÉM FOI LHE DADO O PODER DE VENCER!

POR MAIS QUE PROCUREM EM TODOS OS LIVROS DO MUNDO, AINDA NÃO HOUVE QUEM ENCONTRASSE UM SIGNIFICADO PARA UM AMOR TÃO PROFUNDO. AMOR QUE CORROI A ALMA, QUE DOI NAS VEIAS E NO PESAMENTO. MÃE QUE NÃO ADMITE A LÁGRIMA NOS OLHOS DO FILHO A SUA CALMA SE ENCONTRA NUM SORRISO.

DEDICO ESTA HOMENAGEM A MINHA MAEZINHA E A TODAS AS MÃES DO MUNDO.

O MEU MAIOR TESOURO VEIO EM FORMA DE ROSA”MARGARIDA”, PLANTEI NO MEU JARDIM E CATIVO ENQUANTO VIVER, NUNCA QUERO VER A MINHA ROSA MURCHAR OU SOFRER, SOU CAPAZ DE PEDIR A DEUS QUE TRANSFIRA SUA DOR PARA MIM, SÓ PARA NÃO VÊ-LA CHORAR. “TE AMO MAMÃE”!

RESOLVI GRITAR PRÁ TODO MUNDO HOUVIR QUE VOCÊ É MEU BEM MAIS PRECIOSO.

SEMENTES CAIRAM AO CHÃO, DA ROSA QUE DEUS PLANTOU, MINHA ROSA MARGARIDA TENS O MEU ETERNO AMOR!

ELIZABETH SILVA

quinta-feira, 5 de maio de 2011

É Destaque Hoje,.

A limpeza pública em boas mãos!



Hoje quero parabenizar a equipe que trabalha em prol da organização e limpeza de nossa cidade que, muitas vezes são criticados e esquecidos. Enquanto muitos ainda dormem, eles já estão zelando pelo bem estar publico. Pois com a limpeza vem a saúde e a educação e tudo caminha bem a partir de ações como esta que, muitas vezes são ivisíveis aos olhos dos críticos. Tive a oportunidade de ver o quando eles se dedicam e amam o que fazem.Tudo pelo bem de cruzeta. Parabéns Garís e todos que fazem de Cruzeta um lugar bom para viver!
Dá a César o que é de Cesar não é? Parabéns!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

IPANGUAÇÚ SOFRE COM AS CHUVAS!

Fortes chuvas deixa mais de 100 famílias desabrigadas em Ipanguaçú.



Fotos de Canindé Soares Fonte:http://wsantacruz.com.br/

segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Bin Laden seria muito mais útil vivo do que morto", diz especialista


A morte do terrorista mais procurado pelos Estados Unidos, Osama Bin Laden, ocorrida no último domingo, gerou reações diversas ao redor do mundo. Para o Sheilkh Jihad Hassan Hammadeh, presidente do Conselho de Ética da UNI (União Islâmica), o terrorista teria sido muito mais útil vivo do que morto, e deveria ter tido a oportunidade de se defender em um julgamento.
Veja detalhes da notícia em http://www.band.com.br/jornalismo/mundo

domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho

Foto: roselymsilveira.blogspot.com

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho

Chicago, maio de 1886

O retrocesso vivido nestes primórdios do século XXI remete-nos diretamente aos piores momentos dos primórdios do Modo de Produção Capitalista, quando ainda eram comuns práticas ainda mais selvagens. Não apenas se buscava a extração da mais-valia, através de baixos salários, mas até mesmo a saúde física e mental dos trabalhadores estava comprometida por jornadas que se estendiam até 17 horas diárias, prática comum nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização – como as caixas de auxílio mútuo, precursoras dos primeiros sindicatos.

Com as primeiras organizações, surgiram também as campanhas e mobilizações reivindicando maiores salários e redução da jornada de trabalho. Greves, nem sempre pacíficas, explodiam por todo o mundo industrializado. Chicago, um dos principais pólos industriais norte-americanos, também era um dos grandes centros sindicais. Duas importantes organizações lideravam os trabalhadores e dirigiam as manifestações em todo o país: a AFL (Federação Americana de Trabalho) e a Knights of Labor (Cavaleiros do Trabalho). As organizações, sindicatos e associações que surgiam eram formadas principalmente por trabalhadores de tendências políticas socialistas, anarquistas e social-democratas. Em 1886, Chicago foi palco de uma intensa greve operária. À época, Chicago não era apenas o centro da máfia e do crime organizado era também o centro do anarquismo na América do Norte, com importantes jornais operários como o Arbeiter Zeitung e o Verboten, dirigidos respectivamente por August Spies e Michel Schwab.

Como já se tornou praxe, os jornais patronais chamavam os líderes operários de cafajestes, preguiçosos e canalhas que buscavam criar desordens. Uma passeata pacífica, composta de trabalhadores, desempregados e familiares silenciou momentaneamente tais críticas, embora com resultados trágicos no pequeno prazo. No alto dos edifícios e nas esquinas estava posicionada a repressão policial. A manifestação terminou com um ardente comício.

Manifestações do Primeiro de Maio de 1886

No dia 3, a greve continuava em muitos estabelecimentos. Diante da fábrica McCormick Harvester, a policia disparou contra um grupo de operários, matando seis, deixando 50 feridos e centenas presos, Spies convocou os trabalhadores para uma concentração na tarde do dia 4. O ambiente era de revolta apesar dos líderes pedirem calma.

Os oradores se revesavam; Spies, Parsons e Sam Fieldem, pediram a união e a continuidade do movimento. No final da manifestação um grupo de 180 policiais atacou os manifestantes, espancando-os e pisoteando-os. Uma bomba estourou no meio dos guardas, uns 60 foram feridos e vários morreram. Reforços chegaram e começaram a atirar em todas as direções. Centenas de pessoas de todas as idades morreram.

A repressão foi aumentando num crescendo sem fim: decretou-se “Estado de Sítio” e proibição de sair às ruas. Milhares de trabalhadores foram presos, muitas sedes de sindicatos incendiadas, criminosos e gângsters pagos pelos patrões invadiram casas de trabalhadores, espancando-os e destruindo seus pertences.

A justiça burguesa levou a julgamento os líderes do movimento, August Spies, Sam Fieldem, Oscar Neeb, Adolph Fischer, Michel Shwab, Louis Lingg e Georg Engel. O julgamento começou dia 21 de junho e desenrolou-se rapidamente. Provas e testemunhas foram inventadas. A sentença foi lida dia 9 de outubro, no qual Parsons, Engel, Fischer, Lingg, Spies foram condenados à morte na forca; Fieldem e Schwab, à prisão perpétua e Neeb a quinze anos de prisão.


Mártires de Chicago: Parsons, Engel, Spies e Fischer foram enforcados, Lingg (ao centro) suicidou-se na prisão.

O Dia do Trabalho no Brasil


No Brasil, como não poderia deixar de ser, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.

Com Getúlio Vargas – que governou o Brasil como chefe revolucionário e ditador por 15 anos e como presidente eleito por mais quatro – o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria.

Na Constituição de 1988, promulgada no contexto da distensão e redemocratização do Brasil após a ditadura militar (que perseguiu e colocou no mesmo balaio liberais, comunistas e cristãos progressistas), apesar de termos 80% dos tópicos defendendo a propriedade e meros 20% defendendo a vida humana e a felicidade, conseguiu-se uma série de avanços – hoje colocados em questão – como as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de trabalhadores, etc.

A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano.


Quebre os grilhões
Lázaro Curvêlo Chaves - Primeiro de Maio de 2004


"Meu Maio", de Vladimir Maiakovski

A todos

Que saíram às ruas

De corpo-máquina cansado,

A todos

Que imploram feriado

Às costas que a terra extenua –

Primeiro de Maio!

Meu mundo, em primaveras,

Derrete a neve com sol gaio.

Sou operário –

Este é o meu maio!

Sou camponês - Este é o meu mês.

Sou ferro –

Eis o maio que eu quero!

Sou terra –

O maio é minha era!


Saiba muito mais sobre este dia em http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm