sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ação de vândalos durante protesto em Natal causa prejuízos ao comércio

 
Lojas, bancos e paradas de ônibus foram depredadas.Polícia investiga 'ninjas' que tumultuaram o protesto.

 

No dia seguinte ao protesto que reuniu mais de 15 mil pessoas, de acordo com informações da Polícia Militar, Natal amanheceu com paradas de ônibus depredadas, lojas com vidros quebrados, e várias pichações no percurso dos manifestantes. Os estragos foram causados por uUma minoria que vandalizou o protesto e está, inclusive, sendo investigada pela polícia do Rio Grande do Norte.
saiba mais
Na Avenida Salgado Filho uma revendedora de veículos teve vários carros atingidos por pedras. "Quebraram o para-brisa de um carro, amassaram o capô outro, e as pedras ainda quebraram as lâmpadas da loja. A gente sabe que em um protesto com milhares de pessoas, foram dezenas que fizeram isso, mas é revoltante ter prejuízo por causa de alguns vândalos", disse André Gustavo Queiroz, 26, funcionário do estabelecimento.
Alguns estabelecimentos, como a Federação das Indústrias do RN (Fiern) e o supermercado Nordestão protegeram suas fachadas com tapumes para evitar a ação dos poucos vândalos que agiram durante o protesto.
Shopping Midway Mall teve a fachada destruída
Shopping Midway Mall teve a fachada destruída (Foto: Fernanda Zauli/G1)(Foto: Fernanda Zauli/G1)
No shopping Midway Mall, apesar do gritos de milhares de manifestantes que pediam um protesto sem violência, um grupo jogou pedras e quebrou a porta de entrada da Avenida Bernardo Vieira. "Isso é vergonhoso. Um protesto tão bonito não tinha que ter a ação desses vândalos, é um absurdo a baderna que fizeram", disse a pedagoga Ana Emília Xavier, 44, que passava pelo local na manhã desta sexta-feira (21).
Na Avenida Prudente de Moraes, o banco Mercantil e a loja San Remo também tiveram os vidros das fachadas quebrados. "Nós contratamos seis seguranças particulares e foi isso que impediu que a loja fosse saqueada, mas eles quebraram dois vidros da fachada. É muito triste que isso tenha acontecido. Se querem reivindicar que o façam da maneira correta", disse Nadja Almeida, 38, gerente da loja San Remo.
Várias paradas de ônibus também foram depredadas  pelos vândalos. Aparentemente, uma das mais destruídas foi a parada de Potilândia, nas proximidades do Centro Administrativo do Governo do RN, que foi depredada por vândalos no momento em que a Tropa de Choque da PM dispersava os manifestantes.
"Eles destruíram um patrimônio nosso, que eles mesmos usam. Isso é ridículo, é revoltante", disse a técnica em enfermagem Wilcélia Gonzaga, 45.
As pichações também ficaram por todos os lados: muretas de contenção da BR-101, muros e fachadas de estabelecimentos comerciais e escolas, paradas de ônibus.
Fonte: G1

Nenhum comentário: