terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Iberê diz que sua candidatura é independente do apoio do PT.

A possibilidade de apoio à candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), sinalizada pelos membros do diretório estadual do PT, parece não ameaçar o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Para ele, a possibilidade da presença do presidente Lula em dois palanques no Rio Grande do Norte não se configura como uma coisa negativa. "Se o PDT votar em Lula, não vejo nenhum problema dele subir nos dois palanques. Aliás, acho isso positivo, pois quanto mais candidatos melhor para o povo ter mais condições de escolher", afirmou.

De acordo com Iberê, a intenção desse apoio do PT ao PDT surgiu quando o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) anunciou que poderia sair como candidato à presidência da República. "Diante disso o PT deixou a porta aberta, mas essa candidatura de Ciro é em sintonia com o governo Lula. Isso não aparece como ameaça de perder o apoio do PT, até porque o entendimento do diretório nacional do PSB é em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff. E se for feita uma eleição nos diretórios estaduais, eu votarei contra a ideia de Ciro para presidente", disse. Questionado sobre o possível estímulo da governadora Wilma de Faria (PSB) à candidatura de Carlos Eduardo, na intenção de subir em dois palanques, favorecendo sua candidatura ao Senado Federal, o vice-governador disse que só pode garantir o do PSB. "O meu palanque ela já tem, mas a intenção de ter o do PDT, é bom ligar para ela, pra casa dela e perguntar", ironizou.

Iberê também não escondeu o desejo de ter o Partido Verde (PV) apoiando sua candidatura, mas prefere que o assunto só seja discutido quando a prefeita Micarla de Sousa (PV) retorne de suas férias. Ontem, em entrevista à Rádio Clube AM, o vice-governador falou das mudanças no seu secretariado e, pela primeira vez, confirmou que o desembargador Cristóvam Praxedes assumirá a pasta da Segurança Pública. Sobre a possibilidade de ter o comandante do policiamento da capital, coronel Francisco Araújo no Comando-Geral da PM no RN, Iberêdisse que o primeiro passo é a escolha do secretário. "Prefiro que esse tipo de anúncio seja feito pelo próprio Praxedes", declarou. Ainda sobre segurança pública, uma cobrança que vem sendo feita ao vice-governador com frequência é sobre a convocação dos suplentes da PM, que deve ser feito até sexta-feira. Mesmo dizendo que vai tomar as providências, Iberê lembrou que só assumirá em abril, portanto, algumas atribuições ainda estão à cargo do atual governo. "É bom que fique claro que a governadora ainda é Wilma Maria de Faria", enfatizou. Ele também argumentou que para fazer a convocação dos suplentes é preciso de um sinal verde da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). "Estamos no limite prudencial. Tem pessoas que acham que o governo tem uma máquina de fazer dinheiro, e não é bem assim", argumentou.


Por Jussara Correia, do Diário de Natal

Nenhum comentário: