domingo, 4 de novembro de 2012

Conselhos para uma prova

Para quem vai participar da Meia Maratona de Natal, que acontece no próximo sábado, é importante ficar atento a três fatores primordiais para realizar uma boa prova: alimentação, preparação física e o calçado apropriado. Tudo isso para evitar surpresas desagradáveis durante o percurso. Primeiro, o corredor tem que ir manter sua rotina, normalmente, no dia da prova. Não é aconselhável mudar suas táticas no dia da disputa. Realize o alongamento do mesmo modo que nos dias de treino e também a mesma hidratação e a mesma suplementação, para não precisar se adaptar a novidades durante o evento. Simule nos treinos a freqüência e o volume de hidratação e suplementação que vai utilizar durante a prova. Beba de 150ml a 250ml de água a cada 15 minutos depois da primeira hora de prova.

Júnior SantosWalter Molina, preparador físico, aconselha que os corredores não façam muito esforço físico nesse período que antecede a competição 
Walter Molina, preparador físico, aconselha que os corredores não façam muito esforço físico nesse período que antecede a competição


"É importante para os corredores que eles tenham uma boa alimentação nesse período que antecede a prova e também durante a Meia Maratona e depois. Carboidratos são extremamente úteis para os treinos e também na prova, assim como os líquidos. A disputa vai ser muito difícil, principalmente na volta, já que os competidores vão ter que subir ladeiras. Então, sempre é bom estar bem alimentado e, principalmente, hidratado", afirma Walter Molina, um dos mais experientes preparadores físicos de Natal, com larga experiência em corridas de rua.

É importante também que o atleta chegue no dia da prova com sua tática definida, principalmente já conhecendo o percurso, para evitar surpresas.

A alimentação, hidratação e suplementação também é importante, principalmente no dia da prova. "A participação das proteínas na dieta cotidiana do corredor tem de ser entre 15% e 20% do total do volume calórico, ou de 1,3g a 1,7g por quilo de massa corporal. As proteínas servem para manter a produção dos tecidos e auxiliar no processo de recuperação do organismo", afirma a nutricionista Karla Silveira,

A gordura deve compor entre 10% e 15% do volume calórico e, ingerida nas quantidades corretas, é uma importante fonte de energia e também participa da regeneração do tecido muscular.

As roupas e o calçado necessitam de uma atenção especial dos corredores. Use camisetas de nylon, dryfit ou de coolmax, que possibilitam secar o suor mais rapidamente e são leves. Evite as de algodão e as apertadas. As de algodão são mais pesadas e demoram a secar. As apertadas podem lhe causar irritações e assaduras. O protetor solar, mesmo a prova acontecendo no final da tarde, vai servir para proteger os corredores no início da Meia Maratona.

Os tênis são um caso a parte. De acordo com a professora de educação física e especialista em avaliação e prescrição de exercício, Danielle Mafra,  a qualidade de um calçado não pode e nem deve ser avaliada pelo seu valor em dinheiro ou pela sua marca. "As pessoas se enganam achando que o tênis mais caro é o melhor. Isso não é verdade. O melhor calçado é aquela que ajuda na sua pisada e é confortável. O participante não deve usar um tênis novo em uma corrida. Pode causar vários problemas, como bolhas nos pés, que incomodam",  finaliza Danielle.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: