terça-feira, 6 de novembro de 2012

Fundação José Augusto abre ciclo de oficinas

Enquanto a Orquestra Sinfônica do Estado aguarda sinal verde financeiro para retomar o calendário de concertos oficiais e didáticos, a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), através de convênio com Ministério da Cultura (MinC), promove em novembro e dezembro o ciclo de oficinas "O Som dos Clássicos", visando a capacitação e formação musical de música clássica, popular e técnica para montagem de estúdio.

A jornada de música da FJA oferece aos instrumentistas do Estado, e interessados na área de música, uma série oficinas possibilitando um contato mais aprofundado com professores e musicistas do RN acerca de épocas, gêneros e estilos da música clássica erudita e popular. Participam do projeto professores da Escola de Música da UFRN.

Entre as oficinas de novembro estão Divididas por temas e ministradas por grandes conhecedores da erudição musical, as aulas iniciam na segunda-feira, dia 5, com o tema Música Barroca, ministrada por Fábio Presgrave, professor doutor em Música pela UNICAMP/SP; nos dias 07 e 08, acontece a oficina Música de Câmara: A arte de tocar e ouvir, a cargo de Durval Cesetti, professor doutor em Música pela McGill University/Canadá; dias 09 e 10, é a vez do tema Interpretação da Obra de Bach: uma abordagem sobre a sonoridade, estética do compositor e sua época, com Danilo Guanais, professor doutor em Composição pela UNIRIO/UFRN; 12 e 13, a oficina traz o tem aInterpretação da Obra de Mozart: uma abordagem sobre a sonoridade, estética do compositor e sua época, por André Luiz Muniz, professor doutor em Música pela Universidade de Montreal/Canadá; nos dias 19 e 20, o tema Música de Câmara: Canções espanholas e brasileiras será ministrado por Elke Beatriz Riedel, professora doutora em Canto-Performance pela Universidade de Michigan/EUA; 21 e 22, acontece a oficina A música dos séculos XX e XXI, por Marcus Varela, doutorando em Composição pela UNIRIO/UFRN; nos dias 23 e 24, o tema é Ópera: estética, abordagem de papéis e comportamento vocal, ministrada por Albert Halfon, formação de Regência pela UFRN/RN; 26 e 27, a série de oficinas apresenta o tema Música dos Séculos XIX e XX - Francesa e Alemã, novamente com o professor Danilo Guanais; e, por fim, nos dias 28 e 29, será ministrada a oficina Interpretação da Obra de Mozart: uma abordagem sobre a sonoridade, estética do compositor e sua época, também com o professor André Luiz Muniz.

As inscrições custam R$10,00 a serem pagos no início de cada módulo no local das aulas. Podem ser feitas na coordenação de eventos da Escola de Música da UFRN ou ao Instituto de Música Waldemar de Almeida. As aulas seguirão cronogramas de acordo com a temática e acontecerão no período de 05 de novembro a 22 de dezembro.

SERVIÇO: O Som dos Clássicos. As inscrições podem ser realizadas até o dia do começo de cada curso no IMWA, na Rua Assu, 666-A Tirol, com Vera Leão e Helena. Ao final das oficinas serão emitidos os certificados. Tel: 3232-5357.  (www.cultura.rn.gov.br)

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: