quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito na madrugada desta quarta (7) no horário de Brasília e estará à frente do país por mais quatro anos junto ao seu vice, Joe Biden. O resultado das eleições norte americanas mostraram a vitória de Obama com 50% dos votos, equivalente a 58.857.426 votos, enquanto Mitt Romney, principal adversário e representante do partido Republicano, recebeu 56.551.333 votos, equivalente a 48% dos votos.
Arquivo TNOs resultados demonstraram a disputa acirrada que houve durante todo o decorrer da campanha mas acabou dando a reeleição ao presidente do Partido Democrata
Os resultados demonstraram a disputa acirrada que houve durante todo o decorrer da campanha mas acabou dando a reeleição ao presidente do Partido Democrata

Dizendo-se esperançoso em seu discurso de vitória, Obama agradeceu aos eleitores os votos e diz que pretende conversar com Romney "para ver como podemos trabalhar juntos para levar o país para frente". Reeleito na madrugada desta quarta no horário de Brasília, o governante agradeceu à sua família, ao seu vice e à sua equipe da campanha.

Durante a campanha Obama e Mitt Romney, candidato republicano, estiveram empatados ou com poucos pontos à frente nas pesquisas de intenções de voto. Porém a campanha do presidente ganhou força cerca de duas semanas antes das eleições, quando houve a passagem da tempestade tropical Sandy pela costa leste do país. Aparecendo nos locais atingidos e determinando ações para reparar os danos do Sandy, Obama evitou comparações com Bush, que em 2005 demorou cerca de quatro dias para aparecer em Nova Orleans, destruída pelo furacão Katrina.

Entre as propostas de Obama estão recuperar a economia, buscando diminuir a atual alta taxa de desemprego no país onde 12,3 milhões de pessoas estão em idade economicamente ativa mas desocupados. Obama visa também um fortalecimento industrial no país, estimulando pequenas empresas, melhorar a qualidade da educação e tornar o país menos dependente do petróleo estrangeiro.

Barack Obama prevê ainda criar 1 milhão de novos empregos na indústria até o ano de 2016 e mais de 600 mil empregos no setor de gás natural. Quanto á política fiscal, o presidente norte americano propõe cortar o déficit orçamentário do govenro de US$ 4 trilhões ao longo dos próximos dez anos.
Fonte: Vapt Vupt News

Nenhum comentário: