sábado, 3 de novembro de 2012

Em Natal, dunas avançam sobre casas e rodovias.

A persistência dos ventos mais fortes, este ano, ampliou o avanço das dunas sobre áreas residenciais e comerciais no litoral norte a partir da praia de Santa Rita, onde a areia encobriu parcialmente algumas avenidas e rodovia de acesso às praias. A velocidade do vento tende a diminuir a partir de meados de setembro, o que não tem ocorrido este ano.

Na manhã de ontem, pedreiros e serventes faziam um trabalho de retirada da areia que soterrava parcialmente um restaurante localizado na praia de Jenipabu. O pedreiro Raimundo Nascimento, de 39 anos, trabalhava na manhã de ontem para retirar a areia da área onde o dono do estabelecimento usa para estoque das bebidas.

Magnus NascimentoAreia invade restaurante em decorrência dos fortes ventos 
Areia invade restaurante em decorrência dos fortes ventos

De acordo com o guia local, Lindemberg Mariano, de 37 anos, a duna se locomoveu bastante em 25 anos. "Eu lembro que dava para ver o pontal de Jenipabu daqui do restaurante. Havia coqueiros e uma passagem lateral. Hoje, os coqueiros foram engolidos pela areia, e estou vendo a hora engolir o restaurante também".

Na avenida Litorânea, que leva à praia de Santa Rita, a situação é semelhante. A areia que vem da praia invade as casas constantemente. Segundo um proprietário, Bráulio Bacurau, de 39 anos, a situação é corriqueira. "Toda vez que a gente vem curtir a casa de praia temos que passar pelo menos duas horas para tirar a areia de dentro da casa e da frente do portão, para poder entrar com o carro", explicou. "Tem feriadão que dá até preguiça de vir pra cá, só de imaginar a trabalheira", completou.

A ventania deve diminuir este mês, segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn. Uma mudança que trará uma situação diferente em relação à alta estação do ano passado: este ano o verão deve ser mais quente. Em 2011, deste mês em diante, o verão tornou-se mais frio porque a brisa era mais forte. "Com ventos menos intensos, a sensação será de mais calor", disse Bristot.

Além da influência dos ventos para elevar aumentar sensação térmica de calor é a redução  da cobertura vegetal na área urbana, aliada à construção de novos prédios, formando assim "ilhas de calor".

Em novembro, as temperaturas mínimas já atingem os 24 graus durante a madrugada. As máximas atingem os 30 graus. As temperaturas na costa potiguar devem ficar, em média, entre 26 e 32 graus, dois graus acima do normal para esta região.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: