sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia de Finados. O seu finado é defunto?



      Gente eu estive lendo algumas matérias sobre o dia de finados e algo me chamou atenção em uma publicação. Você sabia que o dia do seu finado, o dia de celebrar o seu defunto pode não ser hoje?
      Pergunto: Será  que o  seu ente querido que era bonzinho, não se desviava nem para a direita nem para a esquerda dos caminhos, fazia tudo certinho foi considerado um defunto ou um santo? Será que você está indo ao cemitério no dia errado e que o dia certo de visitá-lo foi ontem “O dia de todos os Santos”?
    Acabei descobrindo que até na hora da morte há discriminação pelos que conduzem as almas para o descanso. Parece que to vendo!
    Chegou à porta do céu uma fila de defuntos. O recepcionista vai fazendo o cadastro e perguntando: Diga-me; Como foram suas ações na terra durante a sua vida.   
    O camarada  conta tudo e fica a espera prá saber a qual classe vai pertencer a Classe A ou a Classe B.
Santo ou defunto?

              Enquanto que aqui em baixo o discurso é diferente.
         “Quem trabalhou a vida inteira, justo, honesto, chegava no trabalho, sempre no horário, fiel, dedicado vira defunto mesmo. Até o discurso, no funeral, muda, fica mais água com açúcar. É um vai deixar saudades aqui, era um bom homem ali, outro que pena para lá. Mas, ninguém fica santificando o exumado. Mas quando um filho duma !@#* morre aí o papo é outro. Sempre tem a tia que não se conforma, que ainda lembra do menino colocando latinha no rabo do gato. Um amigo que sentirá falta das conversas profundas no barzão do Zé, a mãe que acha que perdeu o seu anjinho. “Era um menino tão bom, não sei como alguém teve coragem de fazer algum mal para ele”.
Por isso que eu digo. Vaso ruim quando morre não vira defunto, vira santo. http://www.bravus.net/e-defunto-ou-santo/
Agora eu pergunto: Quem é que vai saber aqui em baixo, quem é santo ou defunto?
Veja este Texto e tire suas conclusões:
Por via das dúvidas, é melhor ir ao cemitério nos dois dias. Quem vai saber se o seu ente querido foi recebido como santo ou defunto lá em cima!
“O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça, mas não foram canonizados. O dia 2/11 celebra todos os que morreram não estando em estado de graça total, mais precisamente os que se encontram em estado de purificação de suas faltas e, assim, necessitam de nossas orações. Contudo, você sabia que o feriado de Finados, celebrado a 2 de novembro, embora originado do cristianismo, foi nomeado de forma diversa à real celebração cristã?
Na realidade, o cristianismo, ao contrário do feriado
brasileiro, celebra a lembrança dos FIÉIS DEFUNTOS e não o dia de finados.
”.
                                                                    Aline Cristina Viani Couto de Andrade

Nenhum comentário: